Você sabe o que é o Stop Hidráulico no amortecedor?

Conforto, estabilidade e segurança. Sem sombra de dúvidas, o amortecedor é um dos componentes mais importantes para a da rodagem de um veículo. Por isso, elaboramos este material sobre o tema. Afinal de contas, você sabe o que é o stop hidráulico e como ele funciona?

Bem, isso é o que você descobrirá nesta leitura. Aqui, faremos um “pit stop” rápido em três dúvidas e respostas, esclarecendo qual a função do amortecedor, o que é o stop hidráulico, e por que a qualidade de fabricação interfere diretamente no funcionamento e na durabilidade dos amortecedores. Acompanhe!

Qual a função do amortecedor?

Como você já sabe, os amortecedores são componentes essenciais para a estabilidade e a segurança dos veículos nas estradas. Como sugere o nome, o principal objetivo dessa peça é sustentar o contato dos pneus com o solo, ao mesmo tempo em que proporciona conforto ao “anestesiar” as irregularidades do solo.

Mas, após superar a irregularidade, a haste do amortecedor pode alcançar o seu fim de curso, que é um limite máximo na expansão da haste, e provocar a famosa “queda de roda”, que é uma pancada ruidosa, desconfortável e desagradável entre os componentes — e é para evitar isso que o stop hidráulico entra em jogo.

O que é o stop hidráulico?

O stop hidráulico é um componente que existe dentro dos amortecedores. O único objetivo dessa peça é evitar a queda de roda como um último recurso, antes que a haste chegue ao fim do seu curso, provocando aquele baque desagradável.

Para facilitar, criamos uma descrição passo a passo do seu funcionamento:

  1. o cliente está conduzindo o veículo e passa por uma ondulação, como uma lombada;
  2. depois de superar a irregularidade, com a contração das molas e da haste, ocorre a expansão;
  3. com a expansão, a haste se aproxima do fim de seu curso
  4. o stop, que é um câmara hidráulica dentro do amortecedor, oferece mais resistência e suporte antes que a haste alcance o fim de curso, evitando a queda de roda.

Mas é claro, apesar de a peça ser fundamental para reduzir as chances do problema, ela não é infalível. Afinal de contas, quanto maior a intensidade e a velocidade da expansão da haste, maior o trabalho para que o stop hidráulico consiga frear a haste.

Por isso o nome: stop hidráulico. Inclusive, essa é uma das peças que mais recebe atenção durante um ato de revisão nesse sistema, como uma manutenção de suspensão, ou até mesmo um rodízio de pneus, caso o seu cliente mostre essa vontade.

É por isso que, além de realizar o diagnóstico de amortecedor e o reparo do veículo, também é importante conscientizar o consumidor. Afinal de contas, na maioria das vezes, a forma como a pessoa dirige está diretamente relacionada à durabilidade dos componentes em seu veículo.

Mas a tecnologia pode amenizar esse problema. Esse é o caso dos amortecedores HG Nakata. Por passarem por processos absolutamente rigorosos de fabricação, esses componentes chegam aos veículos prontos para entregar o que há de melhor em qualidade técnica, robustez e durabilidade no mercado.

Por Nakata