10 PASSOS IMPORTANTES DURANTE A MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

1º Passo: Capacitação

Os veículos eletrificados são muito mais complexos, sofisticados e perigosos do que parecem numa primeira olhada. Mesmo se você tiver algum conhecimento de elétrica e eletrônica automotiva, é melhor não arriscar. Até para fazer os consertos mecânicos mais básicos é importante dominar a tecnologia.

Para sair na frente e se tornar um profissional de referência, procure fazer um curso especializado numa instituição de excelência, como as escolas do Senai. Já existem desde formações técnicas até pós-graduações. Também fique muito atento com os enganadores, existem aos montes na internet!

2º Passo: Informações

Na manutenção dos carros atuais, com motores a combustão, você sabe que ter um manual de serviço confiável faz toda a diferença. Ao efetuar a manutenção de veículos híbridos e elétricos, que são bem mais complicados, esse suporte é indispensável. Comece a montar sua “biblioteca” ainda durante o curso e amplie a rede de contatos.

Outra dica é acompanhar o movimento “Direito ao Reparo”, liderado aqui no Brasil pelo Sindirepa. Atualmente, existe uma disputa mundial entre as montadoras e o mercado de reposição pelo acesso às informações técnicas. Com o avanço dos eletrificados e semiautônomos, essa questão é decisiva.

3º Passo: Equipamentos

Além da capacitação e do acesso aos manuais, é fundamental contar com todos os equipamentos necessários para o trabalho com alta tensão. É preciso usar óculos de segurança, luvas emborrachadas (com isolamento superior a 1.000 volts) e até alicates ou jogos de chaves apropriados.

Para dar um exemplo, nos modelos híbridos a tração elétrica costuma ficar perto do volante do motor ou dentro do câmbio. Mesmo um conserto simples, como a troca da bomba de óleo ou da junta homocinética, pode ser arriscado. Você precisa dominar a tecnologia e estar bem protegido.

4º Passo: Estrutura

A oficina também deverá passar por uma reforma para receber essa nova frota eletrificada. Mundo afora, são comuns os incêndios durante a recarga de veículos dos clientes, principalmente à noite. É preciso ter uma instalação reforçada, os extintores certos e uma área dedicada com acesso restrito.

Outro erro que costuma dar um prejuízo enorme é tentar improvisar nos consertos por falta de equipamentos. Além de usar um osciloscópio e um multímetro profissional (para corrente alternada e contínua), muitos carros exigem scanners específicos para avaliar o motor elétrico e o controlador eletrônico.

5º Passo: Atenção

Ao realizar a manutenção de veículos elétricos, mesmo após vários anos de experiência, nunca relaxe porque você dominou a tecnologia. É nessa hora que acontecem os acidentes mais graves. Sempre desligue a rede de alta tensão (mesmo num reparo simples e rápido) e trabalhe com total atenção aos detalhes.

Também dedique o tempo necessário para investigar a fundo o que causou o defeito. Quando é um desgaste normal, basta trocar a peça. Mas já pensou se houver vários itens gerando a falha? Se for apenas um terminal oxidado? Ou um erro no software? Imagine o prejuízo e a insatisfação do cliente!

6º Passo: Fornecedores

Como os modelos híbridos e elétricos são bastante diferentes dos carros atuais, você precisará reformular sua rede de contatos, seja para a compra de peças ou a realização de serviços especializados. Na Europa, onde a transição está adiantada, os varejos e oficinas estão encontrando várias dificuldades.

Aqui no Brasil, como teremos mais tempo para se adaptar, comece a conversar com eletricistas, especialistas em eletrônica, enroladores de motores, vendedores, etc. No futuro, se você trabalhar com conversões de veículos usados, esses contatos serão valiosos. A exemplo do GNV, o processo de legalização é rigoroso.

7º Passo: Eventos

Nos próximos anos, como a tecnologia estará mudando rapidamente, será muito importante participar das principais feiras do setor automotivo. A Automec, por exemplo, pode ser ótima para descobrir futuros fornecedores de componentes e equipamentos para a manutenção dos elétricos.

Outros eventos interessantes são o São Paulo Motor Experience, que será realizado no Autódromo de Interlagos, substituindo o Salão do Automóvel; a exposição e congresso do Veículo Elétrico Latino-americano; e o Intermodal, que traz as últimas tendências da logística e dos grandes frotistas.

8º Passo: Atualização

Mesmo depois de se formar num ótimo curso sobre a manutenção de veículos híbridos e elétricos a bateria, você precisará ler muito para não ficar desatualizado em pouco tempo. Nessa busca por informações tudo é válido: revistas automotivas, publicações do mercado de reposição e literatura técnica.

Procure acompanhar as notícias publicadas nos sites da Associação Brasileira do Veículo Elétrico e da SAE Brasil (essa entidade possui um curso à distância sobre eletrificação bem interessante). Para ter uma visão “mais global”, outra dica é visitar a Associação Portuguesa do Veículo Elétrico.

9º Passo: Domínio

Se você acompanhou a chegada da injeção eletrônica, dos freios ABS, da direção elétrica e de tantas outras tecnologias, sabe que é preciso investir muito tempo e dinheiro, além de realizar vários consertos, até entender a novidade por completo. Com a frota eletrificada será igual.

Para sair na frente e se destacar no mercado, depois de fazer um curso na área, pense em comprar algumas peças usadas de híbridos ou elétricos (motores, controladores e baterias) para estudar a fundo. Se estiver ao seu alcance, vale a pena até adquirir ou alugar um veículo eletrificado.

10º Passo: Marketing

Por último, depois de todo esse investimento, é a hora da propaganda. Pode deixar a modéstia de lado e contar para os clientes e conhecidos que você está pronto para consertar “os carros do futuro”. Como os modelos eletrificados mais antigos estão fora da garantia, o movimento será grande!