Você sabe identificar problemas no sistema de suspensão?

A suspensão é responsável pela estabilidade do veículo, absorvendo os impactos no solo e reduzindo os solavancos e vibrações da cabine, além de ser de extrema importância para a segurança dos passageiros.

Quando falamos sobre a suspensão automotiva, muitas pessoas se remetem apenas aos amortecedores, mas o sistema é composto por mais componentes, como:

Mola

Elas sustentam o peso do veículo e o mantém a uma determinada distância do solo.

Barras estabilizadoras

Diminuem a inclinação da carroceria em curvas e auxiliam na dirigibilidade e estabilidade.

Bieletas

Fazem a ligação da barra estabilizadora com o amortecedor.

Bandejas de suspensão

Também chamados de braços oscilantes, eles sustentam e controlam a movimentação das rodas.

Todos os itens são fundamentais para que o veículo trafegue confortavelmente, com estabilidade direcional em movimento e durante as frenagens.

Com o passar do tempo o sistema de suspensão sofre desgastes naturais com o uso, o que prejudica o desempenho do veículo, que pode perder a estabilidade e ficar mais vulnerável ao transitar em solos irregulares.

Você sabe identificar quando o sistema de suspensão tem algo de errado? Como saber se o amortecedor está ruim? Quando as molas estão gastas? Então nós te ajudamos!

Falta de estabilidade

Instabilidade em curvas que fazem com que você reduza a velocidade ou até mesmo freie. Isso são sinais de problemas na suspensão e indicam que os amortecedores não estão funcionando da maneira que deveriam.

Monobloco rachado

Quando surgem trincas no monobloco, principalmente em partes próximas as torres de amortecedores, é preciso atentar-se pois alterações na estrutura podem comprometer todo o sistema.

Molas comprometidas

Falta de estabilidade e ruídos, na maioria das vezes, são sinais de que as molas estão desgastadas. A falta de manutenção das molas pode comprometer a vida útil de outros componentes.

Vazamentos

Caso note manchas de óleo no chão, pode ser que esteja ocorrendo um vazamento nos amortecedores. O indicado é que procure um profissional especializado e peça uma análise.

Desgaste de pneus

Quando existem problemas na suspensão, os pneus sofrem diretamente. Isso porque a aderência deles ao solo se torna insuficiente. Manter o balanceamento e alinhamento das rodas em dia é essencial para manter o sistema de suspensão salubre.