ENTENDA COMO TROCAR A BUCHA DA BANDEJA DA MANEIRA CORRETA!

Você sabia que os barulhos do carro de seu cliente podem acontecer mesmo após a troca dos amortecedores? Quando isso ocorre, uma das indicações é fazer uma revisão geral da suspensão e trocar outras peças que interferem no sistema.

Para você conseguir oferecer um serviço completo e eliminar os barulhos, vamos explicar como trocar a bucha da bandeja de maneira correta. Confira!

Como a bucha da bandeja interfere no funcionamento da suspensão?

A bandeja da suspensão é um item de segurança do veículo, pois se trata da parte da suspensão que fica mais próxima ao solo. É ela que recebe os choques e impactos absorvidos pela suspensão do veículo. Como você sabe, essa bandeja conta com buchas de borracha em suas juntas, que previnem  barulhos e reduzem os impactos.

Além dos barulhos, problemas na bandeja da suspensão e a manutenção incorreta podem causar problemas de durabilidade e até mesmo acidentes. Por isso, entender como trocar a bucha da bandeja é fundamental.

Quando um veículo vem para a oficina e o amortecedor é trocado sem um diagnóstico do sistema de suspensão, é possível que as buchas sejam ignoradas e o barulho continue.

Quando é o caso de trocar a bucha da bandeja?

Quando a suspensão apresenta barulhos, a direção puxa para um lado na aceleração ou existe folga na direção, é importante conferir o estado das buchas da bandeja. Além desses sintomas, sempre que for realizar a manutenção do sistema de suspensão, confira como esses componentes estão instalados e se as peças apresentam desgastes.

Para evitar erros, o retorno do mesmo cliente para solucionar barulhos na suspensão e até mesmo acidentes, é muito importante considerar o uso das peças certas. Além disso, é fundamental prestar muita atenção ao posicionamento dos componentes, com um olhar detalhado para sua geometria e colocação.

Como trocar a bucha da bandeja corretamente?

A manutenção da suspensão do carro deve ser feita observando as instruções dos manuais, de acordo com o modelo do veículo. No caso das buchas da bandeja de suspensão, a troca dos componentes é realizada da seguinte forma:

●       desmontar a suspensão e remover as bandejas;

●       remover as buchas de bandeja utilizando ferramentas adequadas

●       instalar o componente novo: fazer a instalação da bucha nova utilizando o colocador adequado para aquele modelo, atenção, algumas buchas tem posição de montagem, importante ficar atento às setas de posicionamento.

●       Após a montagem da bandeja na suspensão o torque dos parafusos de fixação das buchas deve ser aplicado com as rodas apoiadas, como se estivessem na posição de trabalho.

●       Quando o mecânico está comprometido em fazer o melhor trabalho e fidelizar seus clientes, deve buscar conhecimento e aprimorar suas habilidades. Entender como trocar a bucha da bandeja, quais são as ferramentas para manutenção da suspensão e outros assuntos técnicos é muito importante. Por isso, quando for pesquisar sobre reparos, use canais que oferecem informações confiáveis, de especialistas como a Nakata Automotiva.