Carro vibrando: pode ser um problema do semieixo?

Você já sentiu o seu carro vibrando, mas não sabe do que se trata? Identificar qual pode ser a causa da vibração de seu veículo é fundamental para a resolução do problema. Em geral, uma das principais possibilidades costumam ser os pneus, rodas, discos, cubos e o semieixo do veículo.

A vibração do carro não é algo normal. Ela costuma ser um indicativo de que existe alguma instabilidade na estrutura do veículo que merece atenção naquele momento.

Se você tem interesse pelo tema e deseja descobrir o que pode fazer um carro vibrar e como o semieixo impacta essa trepidação, continue a leitura deste post, pois vamos apresentar todos os detalhes sobre o tema. Não perca!

Quais são as principais causas da vibração do veículo?

É normal que os condutores se deparem com uma vibração constante em seu veículo. Muitas vezes, a situação é tão incômoda que muitos proprietários pensam até mesmo em vender o carro por essa razão.

Contudo, o problema é passível de resolução, sendo que, para tanto, é necessário entender qual é a causa da vibração do veículo. Em geral, o que deixa o carro vibrando são pneus e ou rodas desbalanceadas mas pode ser também o semieixo — peça responsável por transferir o movimento do câmbio para as rodas. Por essa razão, esse item merece atenção redobrada ao perceber a trepidação no carro.

Muitas pessoas não sabem o que é semieixo e, por isso, também vamos explicar sobre tal peça. Trata-se de um item composto por uma barra de ligação e duas articulações em suas pontas, sendo que podem ser usadas tulipas, bem como juntas homocinéticas.

Para que ocorra o funcionamento do semieixo, é preciso que exista em suas pontas uma junta homocinética  — item que faz com que ocorra o deslocamento longitudinal do eixo e seu pivotamento em torno do cubo de roda ou câmbio.

Contudo, outros itens de um veículo também podem gerar a trepidação. É o caso, por exemplo, de uma vibração proveniente do compartimento do motor porque há algo de errado com os coxins.

Já nos casos em que a vibração aparece quando o motorista pisa no freio, pode ser um problema nos discos, tambores ou cubos de roda.

É possível ser, ainda, problema de rodas instáveis, especialmente quando a vibração é sentida no volante. Nesse caso, o problema pode ser na fixação gerada por parafusos frouxos ou defeituosos. Também é possível que a trepidação ocorra por causa do mau estado de conservação dos pneus.

O diagnóstico do sistema de suspensão é igualmente indicado pela vibração no volante, uma vez que diferentes componentes desse sistema podem gerar a trepidação.

Qual é a relação do semieixo com esse problema?

O semieixo é a peça responsável por transferir a potência do motor ao eixo das rodas — o eixo da transmissão —, o que faz com que essa parte gire de forma rápida. Nos casos em que o item não esteja reto, o eixo da transmissão costuma vibrar quando o veículo está em movimento.

Problemas nas juntas homocinéticas, como folgas na peça, desgastes e itens quebrados ou danificados, em razão da ação da poeira das ruas ou de outros tipos de sujeira pode  ocasionar trancos e até mesmo vibrações no sistema que, depois, são transferidos para a direção.

Por que é essencial conhecer essa peça?

O semieixo é uma peça essencial ao sistema de transmissão e, portanto, é importante conhecer o item, uma vez que ele faz parte do bom funcionamento do veículo. É necessário que os eixos estejam alinhados para que o carro consiga andar normalmente.

Pancadas no semieixo podem fazer com que a peça fique torta, gerando a trepidação do carro. É possível que ela seja danificada, também, devido à poeira ou à sujeira. Por isso, conhecer o item é importante para que o proprietário do veículo atente a ela e procure por um profissional de confiança para fazer a troca sempre que for necessário.

Além disso, é fundamental não usar peças de marcas não confiáveis ou, ainda, itens recondicionados. Eles passam a sensação de falsa economia, uma vez que, em médio prazo, geram despesas ainda maiores.

Qual é o impacto no sistema de transmissão?

O sistema de transmissão de um carro é composto por uma série de componentes que tem como principal função levar a energia produzida pelo motor até as rodas. Mais uma de suas atribuições é regular o torque, ou seja, controlar a força levada até as rodas por meio das marchas.

Entre os componentes que fazem parte do sistema de transmissão, há o semieixo que, como vimos, é responsável pela transmissão do movimento que parte do diferencial e vai para as rodas do carro. Nos casos em que a tração é dianteira, são usados dois semieixos homocinéticos, sendo um para cada roda.

Nos casos em que o responsável por deixar o carro vibrando é um problema no semieixo, é possível que seja causado impacto e instabilidade em todo o sistema de transmissão, pois as peças estão interligadas no interior do veículo.

Por essa razão, quando o veículo apresentar problemas, é fundamental levar o carro para que um mecânico de confiança avalie tanto o semieixo como todo o sistema de transmissão do carro. Afinal, a depender da gravidade do problema, outros itens também podem ser comprometidos.

Agora que você já sabe o que pode deixar o seu carro vibrando, fique atento aos componentes apresentados, especialmente ao semieixo. Se o seu veículo apresentar esse tipo de problema, procure por profissionais especializados para ajudar a fazer o diagnóstico correto.

Por: Nakata