COMO AJUDAR SEU FILHO COM A VOLTA ÀS AULAS

Esse momento nem sempre é fácil, tanto para as crianças pequenas quanto para as maiores. É uma época em que muitas crianças ficam nervosas, ansiosas, e muitas vezes os pais não sabem muito bem como lidar com isso. Se você é um desses pais, seguem algumas dicas de como você poderá ajudar seus filhos com esse retorno.

1º – Voltar a rotina

Apesar de parecer um pouco difícil, é necessário fazer com que as crianças voltem a seguir os horários de rotina, pelo menos uma semana antes da volta às aulas. Pois assim, no retorno, já estarão acostumadas com os horários e não ficarão cansadas e menos produtivas.

2º – Acompanhar de perto

Mostre a criança que, mesmo com o início das aulas, você estará perto dela. Isso é ainda mais importante quando as crianças são menores ou mudam de escola, pois, é o momento em que ficam mais inseguras.

3º – Fale dos amigos

Lembre seu filho que a escola é o lugar onde vai reencontrar os amigos e vai poder contar tudo que fez nas férias.

Quando há mudança de escola, fale sobre a oportunidade de fazer novos amigos, conhecer pessoas diferentes, aprender coisas novas.

Se seu filho for adolescente e não quiser retornar as aulas, fique atento, pois, esse é um sinal de que ele poderá estar sofrendo bullying. Nessa faze, as amizades são muito importantes, portanto, sempre encoraje seu filho a falar sobre o assunto.

4º- Organização

Ajude a criança a se organizar para esse retorno, arrumar os materiais, mas não faça por ela. Pois assim, estimulará a criança a ser responsável pelas próprias coisas.

5º – Estudos

Ajude seu filho a manter uma rotina de estudos, não deixando as tarefas se acumularem.

Mesmo com o fim das férias, é importante que a criança tenha momentos de lazer, portanto, organize a rotina de estudos para que ela tenha tempo de brincar.

6º – Seja positivo

Incentive a criança a querer voltar para a escola. Nunca diga coisas como: “acabou a moleza hein, as aulas estão voltando”, pois, isso faz parecer que estudar é algo ruim e que o bom é ficar de férias.

Diga a criança que as aulas estão voltando, que vai ser muito bom, pois, ela poderá rever os amigos. Mostre que você valoriza os estudos, que com o retorno das aulas ela aprenderá novas coisas e que isso é muito legal.

 

 

Fonte: Texto com base na matéria “Fim das férias, veja como ajudar seu filho na volta às aulas” do site https://noticias.r7.com/educacao/fotos/fim-das-ferias-veja-como-ajudar-seu-filho-na-volta-as-aulas-30072019#!/foto/10 – Acessado em 13/01/2020.