Você sabe o significado das luzes no painel do seu carro?

Assim como nosso corpo, o carro também apresenta sinais quando algo não está bem em sua mecânica. Nesse caso, a identificação pode ser mais fácil se você conhecer o que representa cada símbolo das luzes do painel. Essa informação pode ser importante para determinar se você deve ou não procurar imediatamente a ajuda de um mecânico de confiança.

Para ajudar você a descobrir quais são os sinais que merecem sua total atenção, elaboramos este post. Nele, você vai entender como funcionam as luzes do painel e o que cada uma delas indica.

Como é o funcionamento das luzes do painel?

Posicionadas estrategicamente no campo de visão do motorista, as luzes do painel estão ali para emitir avisos sobre as condições do carro. Algumas delas são bem conhecidas, como as dos faróis e a que indica se o carro está superaquecido ou com pouca gasolina. Mas há outros sinais que nem sempre são compreendidos.

Para começar, é importante que você saiba o que significam as cores que se acendem. Ao ligar o motor, você percebe que todas elas aparecem, mas logo se apagam. A questão é se uma delas permanecer acesa. Veja o que as cores querem dizer:

  • laranjas ou vermelhas: sua atenção ao problema deve ser imediata, pois o recomendado é que você não dirija o carro nessa situação;
  • amarelas: nesse caso, o veículo está fazendo uma advertência de que há algum problema, mas que você pode dirigir em segurança até uma oficina para resolver a questão;
  • verdes ou azuis: essas luzes são apenas informativas, portanto, não é preciso se preocupar com elas.

O que quer dizer cada símbolo?

Agora que você já sabe o que as cores indicam, é importante conhecer cada símbolo representado no painel do seu veículo. Confira a nossa lista e, se tiver alguma dúvida, consulte o manual do fabricante.

Exclamação: luz de atenção

Se esse ponto de exclamação estiver aceso no painel, pode haver um problema sério no funcionamento do veículo. Normalmente, ela é acompanhada do acendimento de outro sinal, que ajuda a identificar a origem do dano.

Óleo do motor

O ícone de pressão do óleo do motor também é uma alerta grave, que deve levar você até o mecânico de confiança assim que perceber que ele está aceso. Nesse caso, seu veículo está com problemas de lubrificação que podem danificar seriamente o motor, podendo chegar a fundir.

Luz de bateria

Perda de tensão ou outros tipos de falha na bateria são as razões para que essa luz permaneça acesa em seu painel depois que o carro começa a rodar. É bom verificar o problema antes que fique na mão.

Luz de freio

Se ela permanece acesa sem que você esteja utilizando o freio, atenção: pode ser que haja um vazamento de fluído.

Airbag

Essa é uma das luzes do painel que raramente apresentam problemas, mas se ela acender, seu sistema de proteção pode estar danificado.

Superaquecimento

Se estiver faltando água ou se os sistemas de ventilação do carro estiverem falhando, a luz vermelha vai se acender. Pare o veículo o quanto antes para checar o nível da água e resolver o problema.

Injeção eletrônica

Aqui, duas situações podem estar sendo indicadas: ou há algum dano no controle de estabilidade do veículo ou na injeção, o que provavelmente vai provocar falhas na ignição.

Velas pré-aquecidas

Quando essa luz se acende no painel, normalmente é sinal de que está na hora de trocar as velas de aquecimento. Faça isso o quanto antes, sob risco de reduzir a vida útil da bateria.

Vale lembrar que as manutenções preventivas em seu carro podem evitar que os problemas indicados pelas luzes do painel ocorram. Não deixe de consultar as recomendações do fabricante sobre a periodicidade das revisões.

Você leu por aqui que uma das luzes do painel indica que pode haver algum problema com a alimentação da bateria. Que tal, agora, aprender mais e descobrir qual a vida útil da bateria do carro?

 

Por Nakata