DICA DO ROCHINHA DICA#9

Com o período de chuvas chegando, veja duas dicas primordiais para sua segurança e de seu veículo.
– Verifique a coifa da junta da homocinética.
Se na hora de lavar o carro você perceber graxa grudada às rodas dianteiras ou nos paralamas, é sinal de que a coifa da junta homocinética pode ter rasgado. É uma sanfona de borracha rápida de ser trocada e barata, mas caso não esteja inteira pode comprometer toda a junta e causar um prejuízo bem maior ao bolso do motorista.
Apesar do nome estranho, a junta homocinética é uma peça fundamental para o carro se mover. Se ela quebra, o carro para. A peça é a responsável por transmitir a força do sistema de transmissão para as rodas.
Com o desgaste natural a coifa vai ressecando e pode rasgar, agora com o início do período chuvoso, você deve estar atento a este detalhe, pois caso haja penetração de água da chuva na junta homocinética, todo o conjunto pode ser comprometido.
– Verifique as palhetas e o reservatório de água do limpador de para-brisas.
A frequência das chuvas promete aumentar, o que exige ainda mais o uso do limpador de para-brisas e o tempo seco do inverno costuma ressecar as borrachas das palhetas. A troca da peça, que deve ser feita pelo menos uma vez por ano, tem de ser antecipada nesses casos.
As palhetas do limpador dão sinais de que precisam ser trocadas, os principais são o vidro cheio de riscos durante a limpeza e o excesso de barulho. O problema é que o motorista só aciona os limpadores quando é necessário, ou seja, durante uma chuva forte. Aí o risco de não se enxergar à frente é sério. Sempre use o aditivo do limpador para ajudar a limpar o vidro, principalmente no início das chuvas, que são esporádicas e de menor intensidade.
Por isso siga nossas dicas e não seja pego de surpresa pelas chuvas.