Você conhece os riscos do amortecedor recondicionado?

Nós sabemos que você gosta de carros e se preocupa com o bom desempenho do veículo. Também entende que segurança e estabilidade são fundamentais para garantir o prazer de dirigir. Então, você concorda com a gente que o amortecedor é peça-chave nesse bom equilíbrio?

Sendo um componente tão importante, é preciso pensar na qualidade e nos cuidados com esse item. Optar por um amortecedor recondicionado ou de procedência duvidosa pode causar muitos problemas.

Descubra um pouco mais sobre quais são esses riscos, no artigo a seguir.

Para que serve um amortecedor?

Amortecedores integram o sistema de suspensão do veículo e ajudam a proporcionar conforto e segurança.

Além de garantir uma viagem sem solavancos intensos, ele permite que o condutor mantenha o controle do veículo nas acelerações, frenagens e curvas. A vida útil de um amortecedor costuma ser em torno de 50.000 Km, mas pode passar facilmente dessa quilometragem se forem feitas todas as revisões e manutenções preventivas.

Fique atento ao desgaste irregular de pneus, manchas de óleo na região da suspensão e instabilidade na direção, pois esses sinais podem indicar problemas. No caso dos amortecedores da moto, recomenda-se a revisão a cada 10.000 Km.

O que é um amortecedor recondicionado?

A característica básica de um componente recondicionado é que ele já foi usado, normalmente, até o limite de sua vida útil. Num processo de remanufatura normal essa peça deveria então passar por um processo em que os itens danificados fossem substituídos por outros novos.

Acontece que na grande maioria dos casos o que é substituído é apenas o óleo e muita das vezes por um fluido mais viscoso para dar aquela impressão que as cargas de tração e compressão foram restauradas, e no final o amortecedor recondicionado recebe uma pintura para ficar com aspecto de novo.

Vale a pena usar um amortecedor recondicionado?

O grande atrativo, nesse caso, é o preço. O amortecedor recondicionado costuma ser mais barato, e já deu para entender por que isso acontece, certo? Pode ser que, em um primeiro momento, pareça um bom negócio, mas logo o usuário vai entender que investir em peças recondicionada é na verdade um tiro no pé.

Uma peça de má qualidade vai afetar outros sistemas do veículo e causar um prejuízo maior que o valor economizado na compra do produto. Isso sem falar no comprometimento da segurança do veículo e dos ocupantes.

Um trabalho de remanufatura benfeito não é um processo simples e custaria o preço de uma peça nova.

Quais são os perigos de usar um amortecedor recondicionado?

Ficar atento aos problemas de suspensão é fundamental para a segurança no veículo. Ao usar um amortecedor recondicionado, você perde os parâmetros que servem como base para as manutenções recomendadas.

Amortecedores desgastados elevam a falta de estabilidade e de controle, principalmente em pistas molhadas, o que promove o risco de aquaplanagem e deslizamento na pista.

Além de prejudicar a frenagem, aumentando a distância necessária de parada, ele pode contribuir para que a suspensão tenha um movimento desagradável e contínuo de sobe e desce.

Nós sabemos que para garantir um serviço de qualidade, é preciso confiar na marca do produto e no suporte que o fornecedor oferece. Então, será que vale a pena arriscar com um amortecedor recondicionado?

Ainda está com alguma dúvida? Precisa de mais informação técnica? Entre em contato com o nosso time, ele pode ajudá-lo!

 

Por: Blog Nakata