Vai viajar no carnaval? Veja dicas importantes para poupar seu carro caso enfrente um congestionamento.

Para quem viaja no feriadão de carnaval, é inevitável um grande fluxo de veículos nas estradas, e também nos destinos turísticos.  Além de exercitar a paciência e ouvir uma boa música para não perder o bom humor, você também pode tomar certas medidas para ajudar na conservação do seu carro.

Suavidade – Evite acelerações e frenagens bruscas. “Além de economizar combustível, movimentos mais suaves ajudam a prolongar a vida útil de todo o sistema de freios e também dos pneus”, explica Gerson Burin, coordenador do CESVI – Centro de Experimentação e Segurança Viária.

Outro pecado apontado por Burin diz respeito aos carros com transmissão manual. “É comum ver motoristas acelerando fundo e soltando o pedal da embreagem devagar”, diz, explicando que isso provoca um escorregamento desnecessário que reduz a vida útil do platô e disco de embreagem.

Ainda sobre os manuais, Marcio Azuma, membro da diretoria executiva da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, acrescenta que repousar o pé sobre o pedal da embreagem também compromete a vida útil de seus componentes. “Pelo mesmo motivo, em aclives, jamais se deve segurar o carro na embreagem”, diz. Ou seja, use sempre o freio e só acione a embreagem para colocar o carro efetivamente em movimento.

Veja outras recomendações:

Nada de improvisar o start-stop

Nada de desligar o veículo em toda parada no meio de um engarrafamento. Só o faça se perceber que a parada será realmente longa (manifestações, interdições), sem a possibilidade de avançar alguns metros dali a poucos minutos, ou em túneis em que essa é uma recomendação expressa. Ligar e desligar várias vezes um carro que não seja equipado com o sistema start-stop pode comprometer vida útil de bateria e motor de partida.

Não brinque com o volante

Não vire o volante com o veículo parado, o que sobrecarrega o sistema hidráulico e reduz a vida útil do sistema de direção.

Cuidado com a posição N do câmbio automático

Nos automáticos, não é necessário mudar para a posição “N” (neutro) toda vez que o veículo parar, como muita gente ainda pensa. Na realidade, a alternância constante entre “N” e “D” (drive) é que pode causar danos.

Faça a manutenção preventiva

Percorrendo poucos metros em baixa velocidade, o sistema de arrefecimento não receberá ar frontal e a refrigeração do líquido circulante ficará a cargo da ventoinha. “No entanto, um carro com a manutenção em dia pode enfrentar esta condição sem nenhum problema”, explica Azuma, da AEA.

Para isso, cheque regularmente o nível do líquido de arrefecimento e o estado das mangueiras (se não estão ressecadas) e use somente a mistura indicada no manual de instruções – não se deve usar apenas água da torneira, que possui temperatura de ebulição e congelamento diferentes daquelas especificadas pelo fabricante para o funcionamento ideal do sistema. Vale lembrar que congestionamentos constantes são considerados uso severo – o que afeta muitas manutenções no veículo.

 

Referência Revista Auto Esporte