Especial Mês das Mulheres – Como é ser uma Mecânica!

Neste mês dedicado a elas, trazemos essa entrevista exclusiva com a mecânica Marina de Oliveira Martins.

Ela nos contou um pouco sobre sua história, sua profissão e deu dicas para quem quer seguir o mesmo caminho. Confira como foi este bate papo:

– O que te levou a escolher a profissão de mecânica?

Eu sempre tive fascínio por peças e em saber como as coisas funcionam por dentro. E nada melhor do que um carro para poder examinar e descobrir tudo isso.

Desde pequena esse mundo sempre me chamou a atenção, não o setor automobilístico, mas sim o funcionamento das peças e as partes do carro.

– Conte um pouco sobre sua trajetória profissional.

Minha formação inicial é na educação, através da Escola do Mecânico eu fiz o curso de Mecânica de Autos e tive a oportunidade de dar aulas sobre o tema em um projeto social.
Hoje eu trabalho em busca do meu sonho, que é abrir minha própria oficina mecânica de autos.

– Como é ser mecânica em um universo masculino? Você já enfrentou preconceitos?

A minha família sempre me incentivou, sempre que eu proponho algo a fazer eles me apoiam e me dão forças para seguir em frente.

Existe sim todo esse machismo e opressão, mas eu fui acontecendo. Eu me protejo disso fingindo que não está acontecendo. Mesmo porque não adianta, as pessoas ainda estão no processo evolutivo, é demais para elas entenderem que temos nossas diferenças de sexo, mas somos todos iguais.
Todos somos livres, infelizmente as pessoas acham que todo mecânico deve ser homem, toda enfermeira deve ser mulher, entre outros exemplos que temos. Mas todos devemos fazer o que queremos e nos sentimos bem.

– Qual conselho você dá para as mulheres que desejam ingressar na profissão?

Na minha opinião, as mulheres estão hoje atingindo os patamares que já deveriam ter, e isso vai além, não só com as mulheres. Acredito que todos deveriam ter as mesmas chances e oportunidades, sem diferenças sociais ou de gênero.

As mulheres precisam entender que elas podem ser o que elas quiserem, não devendo se preocupar com que os outros pensam, e sim, o que você pensa de você. Temos que viver por nós, não podemos viver para agradar a sociedade.

A mulher é detalhista, perfeccionista, empenhada e comprometida, o que nos propomos a fazer, fazemos bem feito. Por isso acredite no seu potencial que você irá longe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marina de Oliveira Martins, 29 anos.

Mecânica de Autos