DICAS DO ROCHINHA DICA#3

SISTEMA DE TRANSMISSÃO MANUAL

 

Nos veículos nós temos o motor, que gera a força motriz do veículo, através da queima de combustível, e que está conectado ao câmbio, através da embreagem, cambio este que otimiza a transmissão desta força ao diferencial, que está ligado as rodas, que irão movimentar o veiculo junto ao solo.

O cambio através de um conjunto de engrenagens presentes nele, que são conjugadas de maneira a formar as marchas que o veículo tem (sistema parecido com o das bicicletas), faz com que o veículo tenha força de tração, quando na primeira marcha, onde na combinação o motor consegue ter um giro alto produzindo torque nas rodas, porém não resulta em velocidade ao veículo ou velocidade quando na quinta marcha porem sem torque.

Isto pode ser facilmente percebido pelo condutor, quando ele arranca com o carro (primeira marcha) o mesmo consegue acelerar e ganhar velocidade, porém chega num ponto onde o carro está com o motor no giro alto e o veículo para de ganhar velocidade, é neste ponto onde se coloca a marcha seguinte, sendo fácil observar que o motor perde giro ficando com um barulho mais suave e o carro começa a aumentar a velocidade novamente conforme a pressão feita no pedal do acelerador.

Os veículos hoje possuem normalmente cinco marchas a frente e uma à ré, sendo estas combinações o suficiente para atender as necessidades de força de tração para partir com o carro quando parado e carregado ou velocidade após ele ter embalado.

É fácil se perceber quando se usa uma marcha mais alta (quarta ou quinta) com o veiculo em baixa velocidade e ele começa a trepidar, isto quer dizer que ele não esta tendo torque suficiente para acelerar o veículo, sendo necessário reduzir a marcha que equivale a aumentar o giro do motor e gerar torque para acelerar o veículo.

Tudo se parece muito com andar de bicicleta com marchas onde nós somos o motor e sentimos nas pernas a necessidade de fazer força numa subida e mudamos a marcha para uma combinação onde o esforço seja menor e consigamos subir sem parar no caminho.

Animação Explicativa: