DICAS DO ROCHINHA DICA#2

SISTEMA DE FREIO AUTOMOTIVO

O sistema de freio dos automóveis, em sua maioria, é consistido de um cilindro mestre, um conjunto de freio a disco nas rodas dianteiras e freio a tambor nas traseiras, nos veículos esportivos e de maior potência de motor costuma-se usar freio a disco nas rodas traseiras devido a maior eficiência desejada do mesmo.

O sistema funciona a partir do pedal interno, que o motorista aciona na hora da freada, este aciona o cilindro mestre, assistido pelo hidrovácuo, que funciona como um multiplicador de pressão do pedal interno.

Vamos dividir em duas partes, freio dianteiro e freio traseiro.

No sistema dianteiro,uma vez acionado o cilindro mestre, ele pressiona o fluido de freio nele presente através de tubulações até as pinças de freio das rodas, onde são acionados os êmbolos das pinças que estão em contato com as pastilhas e estas com o disco de freio, fazendo com que as pastilhas sejam pressionadas contra o disco de freio. Esta ação faz com que haja atrito uma vez que a pastilha está parada e o disco rodando junto com a roda, este atrito força a redução da velocidade da roda, resultando na frenagem do veículo.

Nesta parte do sistema temos duas peças de desgaste continuo, o disco e a pastilha, que devem ser substituídos ao longo do uso, conforme as especificações do fabricante. Normalmente, consegue-se fazer a razão de dois para um, troca de duas pastilhas para um disco, devido ao desgaste das pastilhas serem maior do que o do disco, muitos fabricantes recomendam sempre a troca do conjunto.

No sistema de freio traseiro, quando o cilindro mestre pressiona o fluido, este é direcionado ao cilindro da roda traseira, cilindro este que desloca um embolo interno fazendo com que as sapatas (com as lonas) nele acopladas, se abram e pressionem-se contra o tambor de freio, esta ação resulta num atrito fazendo com o tambor perca velocidade de giro, e como a roda está preza a este tambor reduz-se assim o seu giro.

Desta forma simplificada podemos entender como o veiculo perde velocidade quando o pedal do freio é acionado com o carro em movimento.

Animação explicativa: